Apresentação

VIII Semana Acadêmica Integrada da FAEAD: Educação a Distância: possibilidades e desafios com a curricularização no Ensino Superior entre as práticas formacionais e atitudinais

No século XXI, apesar dos avanços tecnológicos significativos, continuamos a enfrentar desafios culturais, sociais, linguísticos e atitudinais. Assim, buscamos explorar novos horizontes no respeito à singularidade humana, promovendo momentos de reflexão que incentivem a troca de saberes e conhecimentos, focando nas vicissitudes e especificidades sociais no âmbito dos estudos a distância. Alinhado com a nova proposta de curricularização, a “VIII Semana Acadêmica Integrada da FAEAD, acontecerá entre os dias 28 a 31 de outubro de 2024, terá como tema: Educação a Distância: possibilidades e desafios com a curricularização no Ensino Superior entre as práticas formacionais e atitudinais, e visa consolidar a importância fundamental da educação a distância na formação do indivíduo além da mera transmissão de fatos e informações, buscando uma abordagem qualitativa que englobe questões como pensamento crítico, reflexão ética, cidadania e combate à desigualdade social. Considerando o contexto virtual, destacamos que o Ensino a Distância (EaD) desempenha um papel crucial nesse processo. A utilização das tecnologias educacionais e plataformas online pode ampliar o alcance das discussões, permitindo a participação de um público diversificado, independentemente de barreiras geográficas. A integração do EaD contribuirá para a disseminação de conhecimento, promovendo a inclusão e possibilitando que mais pessoas tenham acesso às reflexões propostas de acordo com a ODS 4 (Educação de qualidade). Em particular, o evento se concentra em discutir a relevância do papel da educação na eliminação das desigualdades sociais e na preservação do bem-estar coletivo, aproveitando as possibilidades oferecidas pelo Ensino a Distância.

Neste ano, a VIII Semana Acadêmica Integrada da FAEAD: Educação a Distância: possibilidades e desafios com a curricularização no Ensino Superior entre as práticas formacionais e atitudinais” traz uma novidade: a possibilidade de envio de resumos simples e expandidos sobre diversas atividades relacionadas à docência. Incentivamos os professores a orientarem seus alunos e a participarem como co-autores dos resumos, uma vez que a inclusão em anais com ISBN é considerada uma publicação acadêmica. Os resumos podem abordar experiências de ensino, projetos, pesquisas, extensão, resultados de eventos ou atividades escolares, e até mesmo trabalhos de disciplina que tenham se destacado.

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